Serviços

Realizamos o tratamento e o gerenciamento dos seguintes resíduos:

Efluentes industriais

Todo efluente industrial precisa de um tratamento preliminar para a separação de produtos químicos e/ou metais pesados. Esta modalidade de tratamento está diretamente ligada à preservação do meio ambiente, sendo uma das principais causas danosas a ele. Além disto, a legislação brasileira é rigorosa com o setor industrial neste aspecto: a indústria é o principal agente poluidor do solo e da água no País, produzindo resíduos de formas mais variadas (esgoto, óleos, metais pesados, gases, cinzas, cerâmicas, vidros, entre outros).

A FOX AMBIENTAL proporciona um estudo do processo industrial, sendo possível diminuir o descarte, não apenas simplificando o tratamento como gerando economia na fabricação.

Garantir uma boa qualidade na transformação desses resíduos poluentes em material pronto para o descarte é melhorar o ambiente no seu entorno, o que reverbera imediatamente na preservação ambiental dos recursos naturais (que são finitos!) e também, na proteção da fauna e flora.

A qualidade de vida e sua melhora é outro importante motivo para o investimento em tratamento de efluentes industriais. O descarte incorreto desses poluentes aumenta a proliferação de doenças, como hepatite A, leptospirose, febre tifoide, cólera, entre outras. Com o controle do descarte desses efluentes, além da melhora na qualidade de vida da população, há o aumento da produtividade do trabalho. É um benefício para toda a comunidade, com visão ecológica e sustentável!

Efluentes oleosos

No mundo industrializado de hoje grandes quantidades de efluentes oleosos provenientes de indústrias e derramamentos de óleo são gerados diariamente. Tais efluentes são produzidos em diferentes etapas de processamento (transporte, manutenção, produção, etc.) e o tratamento deste grande volume representa um problema para muitas empresas.

As águas residuais oleosas, bem como as emulsões óleo-em-água e água-em-óleo estão entre os principais poluentes liberados nos ecossistemas aquáticos. Esses efluentes oleosos exercem enormes impactos no meio ambiente e, consequentemente, na sociedade. As águas residuais oleosas afetam a água potável, as águas subterrâneas e outros recursos. Compostos nocivos como fenóis, hidrocarbonetos de petróleo e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que inibem o desenvolvimento de plantas e animais, podem ser encontrados em águas residuais oleosas.

A infiltração de poluentes no abastecimento de água subterrânea é prejudicial aos seres humanos e outros seres vivos.

Este processo contamina até a atmosfera (como no caso dos queimadores de óleo) e o solo, exercendo um impacto negativo na cadeia de abastecimento alimentar.

Assim, o tratamento desses efluentes torna-se urgente e indispensável, não só para a indústria do petróleo, mas para todos os órgãos ambientais e de saúde.

Efluentes Sanitários

Tratamento de esgoto (ou tratamento de águas residuais domésticas/tratamento de águas residuais municipais) é um tipo de tratamento de águas residuais que visa remover contaminantes do esgoto para produzir um efluente que seja adequado para descarga no meio ambiente ou para uma aplicação de reutilização pretendida, evitando assim a poluição da água por matéria bruta de descargas de esgoto. Os esgotos contêm águas residuais provenientes de residências e empresas e possivelmente águas residuais industriais pré-tratadas.

Este sistema de esgotamento sanitário tem por base que, através de processos físicos, químicos ou biológicos sejam removidas as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto límpido para esgotamento dentro de normas estabelecidas.

A FOX possui um inovador sistema que combina, tratamento anaeróbio, tratamento aeróbio e decantação de sólidos, ideal para tratar esgoto doméstico nos mais variados níveis decorrentes de sua população base (shoppings, centros industriais, condomínios, bairros, etc).

Sólidos contaminados

A solidificação/estabilização é um tratamento amplamente utilizado para gestão/eliminação de uma ampla gama de meios e resíduos contaminados, particularmente aqueles contaminados com substâncias classificadas como perigosas. O tratamento envolve a mistura de um reagente de ligação no meio contaminado para posterior remoção e descarte.

O tratamento protege a saúde humana e o meio ambiente, imobilizando contaminantes no material tratado. A imobilização dentro do material tratado evita a migração dos contaminantes para receptores humanos, animais e vegetais. Alguns tipos destes materiais podem ser tratar de resíduos radioativos extremamente prejudiciais.

Já outros se apresentam em uma ampla variedade de contaminantes orgânicos e inorgânicos presentes em solos contaminados, lodo e sedimentos.

A capacidade de tratamento eficaz para grande variedade de contaminantes dentro do mesmo meio é uma das principais razões pelas quais o material contaminado pode ser tratado in-situ (no local) ou ex-situ como já resíduos segregados ou material escavado.

Solo

O solo contaminado representa um desafio para os recuperadores e promotores de terras e os riscos associados à presença de produtos químicos potencialmente tóxicos no solo e na água precisam ser removidos de uma forma que retenha o máximo possível de material não contaminado. Essa necessidade de retenção do material não contaminado no local levou a um aumento na utilização de métodos para descontaminar solos e águas subterrâneas, em vez de utilizar sistemas projetados de remoção, soterramento ou contenção.

Resíduos químicos

Estes são definidos como qualquer substância química que represente uma ameaça à saúde humana ou possa causar danos ao meio ambiente, se não for gerenciada corretamente. Os resíduos químicos podem ser gerados por muitas fontes, desde laboratórios químicos e fabricação industrial, até o descarte de baterias domésticas ou fluidos de limpeza. Ele vem em muitas formas físicas e pode ser sólido, lodo, líquido ou gasoso, ou uma combinação dessas formas.

O tratamento químico destes resíduos refere-se à redução da sua natureza perigosa através da utilização de alguns produtos químicos específicos, tais como ácidos, bases, oxidantes, redutores, etc.

O tratamento químico também ajuda a recuperar subprodutos valiosos de resíduos perigosos; assim, reduzindo os custos gerais de eliminação de resíduos. Conte com a FOX neste processo importante na construção de um ambiente saudável.

Reciclagem de Borrachas, Madeiras e Metais

A poluição causada por resíduos de borracha, madeiras e metais é outra grande preocupação, especialmente nas economias em desenvolvimento, onde é controlada de forma menos rigorosa. Utilizamos a reciclagem e a recuperação para oferecer novos usos a estes tipos de materiais.

Benefícios da reciclagem de borracha

Existem inúmeros benefícios na reciclagem da borracha, a maioria deles vinculada ao meio ambiente. Aqui estão alguns benefícios principais descritos abaixo:

  • Reduz o despejo ilegal
  • A reciclagem de produtos de borracha pode ter um efeito positivo no meio ambiente, reduzindo e desencorajando o despejo ilegal de borracha reciclada, bem como de outros produtos. Se uma mistura de produtos e resíduos for despejada ilegalmente, poderá ser prejudicial ao meio ambiente se a área estiver localizada perto de lagos ou rios.

  • Ajuda a preservar o meio ambiente
  • Além disso, ao reduzir a demanda e a produção de nova borracha natural por meio da reciclagem, pode ajudar a preservar os recursos naturais normalmente utilizados para criá-la.

    Solventes Usados

    Os solventes são geralmente substâncias líquidas tóxicas. Eles se enquadram na categoria de resíduos perigosos. Amplamente presentes em produtos utilizados nas indústrias farmacêutica, automotiva, cosmética, de revestimentos e de limpeza, muitas vezes apresentam um perigo significativo para os seres humanos e o meio ambiente.

    Por que tratar solventes é uma operação delicada?

    Com mais de mil solventes existentes, existem muitas utilizações diferentes (desengordurantes, solventes, decapantes, produtos de limpeza, etc.), mas também riscos associados. Podem ser inalados, engolidos ou entrar no corpo através da pele, poluir o meio ambiente, contribuir para o efeito estufa ou causar explosões.

    Soluções FOX para tratamento e recuperação de solventes Usados:

    Ao regenerar solventes, a FOX pode fornecer aos seus clientes matérias-primas secundárias de baixo custo e alta qualidade.
    • Fornecimento de contentores adaptados às necessidades;
    • Remoção por bombeamento ou coleta de solventes contaminados em tanques condicionados e transporte com rastreabilidade integrada;
    • Análise de amostra;
    • Tratamento de solventes usados, recuperação de sólidos e equipamentos para a destilação e separação de solventes e impurezas;
    • Reciclagem ou regeneração;
    • Devolução aos fabricantes para reutilização ou venda a terceiros.